Produto laboratorial reforça posição como espaço de aprendizado e experimentação jornalística
Em um semestre atípico, como foi 2024.2, os estudantes da disciplina de Jornalismo Integrado V tiveram a oportunidade de realizar edições do Impressão Digital (ID) em anos distintos: a primeira foi publicada em dezembro de 2024 e a segunda, em fevereiro de 2025. A temporalidade peculiar do semestre, contudo, não alterou o comprometimento com uma apuração responsável e de qualidade, tampouco afetou a busca pela atualidade e relevância pública dos assuntos abordados nas matérias. Pelo contrário, as particularidades do período em questão apenas ressaltaram o compromisso, criatividade, capacidade de adaptação e versatilidade das equipes.
Nesta edição, os estudantes, a partir dos conhecimentos repassados em sala de aula e com a experiência que adquiriram na primeira edição, refinaram habilidades necessárias dentro do jornalismo digital. O resultado expresso nos conteúdos publicados evidencia peças noticiosas estruturadas do ponto de vista do tratamento hipertextual e do emprego dos elementos multimídia. Nos perfis no Instagram, Facebook e TikTok, trabalhou-se a modularidade para apresentação dos conteúdos da edição. Espera-se que sejam interessantes e instigantes.
Assim como na edição anterior, tudo começou na reunião de pauta, no início de janeiro, seguiu com o processo de apuração e execução, com acompanhamento das professoras Suzana Barbosa e Lívia Vieira, do tirocinista Vinícius de Brito e da monitora Elis Dourado. Como resultado, 19 reportagens foram produzidas para a nova edição, marcada por uma variedade de temas. A amplitude das abordagens fica expressa quando se verifica a representatividade de conteúdos em todas as editorias do ID: Cotidiano, Comportamento, Meio Ambiente, Cultura e Entretenimento, Educação e Entrevista/Perfil.
O espaço para trocas de experiências, como de costume, também foi valorizado. Nesta edição, a Coluna do Egresso conta com a contribuição da jornalista Marcela Villar, que ressalta a importância da graduação como um momento de crescimento e experimentação, portanto, uma fase que deve ser vivenciada em sua plenitude. Esta, por sua vez, é uma mensagem que chega com força e soa significativa em um momento de conclusão de mais um semestre – que, consequentemente, representa a continuidade na formação dos estudantes.
Desse modo, o Impressão Digital (ID) encerra suas atividades no semestre de 2024.2 e reforça sua posição enquanto espaço de aprendizado, experimentação e aperfeiçoamento, sempre pautado em valores norteadores da prática jornalística. Em 2025.1, mais um capítulo de sua história será escrito.