Acompanhe a trajetória e principais mudanças do primeiro portal nativo digital da Bahia
Laiane Apresentação (@lai.apresentacao) e Nathalí Brasileiro (@nathalibrasileiro)
No início dos anos 2000, enquanto o Brasil ainda engatinhava no mundo digital, nascia o iBahia. Na época, outros veículos baianos como A Tarde e o Correio da Bahia já estavam inseridos no ambiente digital, porém o novo produto da Rede Bahia foi o primeiro nativo digital baiano, um veículo criado exclusivamente para a internet.
“O portal começou a ser pensado no início de 2000, sendo que os testes se iniciaram em maio. O objetivo desde a fase de concepção era tornar o portal uma referência de conteúdo, informação e entretenimento regionalizados, com foco no dia a dia dos baianos”, explica em sua dissertação de mestrado de 2002 a professora e pesquisadora Suzana Barbosa, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que teve o iBahia como um dos objetos no estudo sobre portais locais.
A proposta era ambiciosa: unir jornalismo, serviços e cultura em um só ambiente online. Receitas, programação de cinema, trânsito, horóscopo, cartões virtuais e até mapa astral — tudo ali, ao alcance de um clique, numa época em que smartphones ainda não eram realidade.
A jornalista e empresária Lisani Azevedo, que integrou a equipe do portal por 15 anos, iniciando como estagiária, passando por editora de entretenimento e coordenadora de projetos, conversou com o Impressão Digital e relembrou o início do projeto. “Ver a construção do iBahia foi algo muito positivo. E eu fui crescendo junto com o [portal] iBahia. […] Você vê a construção de um produto, sabe? Então, quando você participa disso, é algo que você leva para a vida”, ressalta.
Segundo ela, no início, a equipe era pequena e tinha suporte da redação do jornal Correio. “Não tinha muita gente trabalhando com internet. [Então], tinha algumas pessoas que trabalhavam no Correio e davam esse suporte. Mas, à medida que o iBahia foi crescendo, fomos tendo editores e repórteres de entretenimento, de cidade… Uma redação como de um jornal impresso”, relembrou. “E assim fomos desenvolvendo novos canais, novos projetos, dentro da internet”, completou.
Dos primeiros cliques aos canais de sucesso
A primeira versão do portal dava protagonismo ao entretenimento, o que se manteve ao longo da trajetória do site. O jornalismo ainda ocupava pouco espaço: quatro notas locais na capa, cerca de 15 notícias por dia. Mas, em 2001, o iBahia começou a ganhar corpo e diversidade de conteúdo. Canais como o “Veneno” e as “Charges” surgiram, enquanto ferramentas como webmail e chat começaram a ser implementadas.
Com o tempo, o portal foi se tornando um ecossistema digital. Entre os projetos que marcaram época, dois se destacaram: o “iSSA!” e o “Nem Te Conto”.
O “feed” antes das redes
Em entrevista, Lisani Azevedo relembrou o que considerou o queridinho das festas de Salvador no início da década: o canal “iSSA!”. A proposta era simples: enviar fotógrafos para eventos e publicar, no dia seguinte, uma galeria com os registros. Para a jornalista, foi um sucesso instantâneo.
“O iSSA! foi um canal de muito sucesso, com muita audiência. Não existia Instagram ainda, nem Facebook. […] Era a forma de ter seu registro digital, porque nem todo mundo tinha máquina fotográfica”, relembra Lisani.
Bastidores que viraram notícia
Outro fenômeno espontâneo foi o “Nem Te Conto”, que começou com os bastidores das festas e virou canal fixo. Segundo Lisani, tudo surgiu de conversas informais na redação:

“No dia seguinte [às coberturas de eventos], eu chegava na redação, e as pessoas perguntavam: ‘E aí, como foi ontem?’. E eu dizia: ‘Rapaz, nem te conto. Aconteceu isso, aconteceu aquilo…’[…] Aí, a gente falou: ‘Vamos fazer um canal onde possamos contar os bastidores do que acontece nas festas, nas ruas?’ e foi assim que nasceu o projeto”, afirmou.
Segundo Lisani, trabalhar com entretenimento era empolgante, mas também exigia fôlego. “As coberturas eram difíceis, porque eram na madrugada. E Salvador não para! Era segunda, terça, quarta…”, destacou.
Apesar disso, ela garantiu ser um experiência que “molda o profissional para melhor”. E, quando perguntada sobre sua cobertura preferida, a resposta vem sem hesitação: o Festival de Verão.
“Talvez porque reunia todos os artistas com quem já trabalhávamos o ano inteiro. Para o público, começava às 21h. Para a gente, começava às 16h. Terminava às 5h para o público, mas para a gente era 8h da manhã. Ou estávamos finalizando, ou já nos preparando para a pauta do dia seguinte”, relembrou.
Reformulações e integração com o Globo.com
Em sua monografia defendida em 2005, na Faculdade Dois de Julho, Lisani apontou que, em 2002, o portal passou pela sua primeira grande transformação. Deixou de ser apenas um espaço de entretenimento para incorporar conteúdos de serviço e jornalismo.
Cotação do dólar, vagas de emprego, canais especiais, integração com o Globo.com e novas seções como Paparazzo e Fama passaram a fazer parte do cotidiano do site. Durante a Copa do Mundo de 2002, o iBahia lançou o canal “Arquibancada”, com cobertura dos jogos e tabela atualizada — antecipando a experiência digital esportiva que viria a se tornar padrão anos depois.
iBahia entre 2000 e 2005 de Nathalí Brasileiro
Entre 2003 e 2004, o iBahia consolidou-se como o portal oficial da Rede Bahia. A redação se tornou integrada com televisão, rádio e jornal. A partir daí, o portal deixou de ser visto apenas como um site de entretenimento. “A gente sai de um lugar de site de entretenimento e vira um portal de conteúdo da Rede Bahia”, destaca Lisani.
Nova identidade, novo ciclo
Com a nova fase, o plantão de notícias passou a funcionar em tempo integral, com atualizações madrugada adentro. O layout da capa foi reformulado para dar visibilidade tanto às editorias internas quanto aos produtos da TV Bahia. A proposta era clara: o iBahia queria ser a vitrine digital do grupo.

Mas essa trajetória exigiu novos ajustes quando surgiu o G1, o portal de notícias da Globo. De acordo com Lisani Azevedo, os conteúdos jornalísticos da Rede Bahia migraram para a nova plataforma, forçando o iBahia a repensar seu foco editorial.
“A gente precisou se reposicionar. Deixamos de concentrar as produções jornalísticas do grupo e redirecionamos nosso foco. Foi um momento de transição que exigiu adaptações”, explica Lisani.
Para lidar com a transferência de conteúdo para um “concorrente”, a mudança do iBahia precisou ir além da adaptação dos conteúdos. Em 2010, o portal passou por um rebranding: ganhou nova logomarca, identidade visual e buscou reforçar o vínculo com o público jovem e conectado.
iBahia – colunas internas de Nathalí Brasileiro
A tentativa de manter a audiência também significou um afastamento gradual do jornalismo hard news. O foco passou a ser conteúdo de entretenimento, comportamento e cultura pop.
A estratégia, no curto prazo, funcionou: o portal manteve relevância e tráfego. Mas, ao longo do tempo, o jornalismo foi sendo deixado de lado — um caminho que marcaria os anos seguintes.
Últimas mudanças…
Quase 25 anos após sua criação, o iBahia passou por uma nova reformulação. Sob o slogan de “Da Bahia para o mundo, do mundo para perto da gente”, os conteúdos do site passaram a ter um maior foco em matérias reproduzidas, sem a valorização de critérios de noticiabilidades como: proximidade e relevância.
Para uma análise completa, a reportagem do ID coletou dados públicos do site durante um dia. A data escolhida foi 27 de maio de 2025, coincidindo com o aniversário de uma das maiores artistas baianas e de maior relevância na atualidade: Ivete Sangalo. A reportagem do Impressão Digital entrou em contato com o editor-chefe do iBahia, Kadu Brandão, no cargo desde 2022, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.
No dia, foram produzidas 53 notas curtas, entre 7h e 21h54, em sua maioria de conteúdos reproduzidos e assinados por seus repórteres. Dentre estas, 45 notas foram da editoria de Entretenimento, seis de Cidade, uma de Colunista e uma de Receitas. Apenas duas notas de entretenimento foram referentes ao aniversário da cantora, repercutindo homenagens feitas por Daniel Cady – o marido – e Preta Gil.
iBahia de Laiane Apresentação
A reportagem notou ainda a ausência de um foco no conteúdo de entretenimento local. Apenas sete notas foram referentes a produções e/ou lançamentos de artistas baianos ou futuros shows no estado. Dentre os conteúdos: duas notas foram sobre as festas juninas, uma matéria especial sobre a carreira de Raul Seixas – que completaria 80 anos em junho deste ano -, dois novos projetos de artistas como Bruno Magnata e Cangaia do Jegue.
A ausência de proximidade e relevância também pode ser conferida ao se observar o tema que conteve a maior quantidade de notas do dia: a cobertura do reality show “Power Couple”, da Record. Foram seis notas produzidas sobre acontecimentos do programa que, desde sua estreia em 28 de abril até o dia 15 de maio, registrou uma audiência abaixo do esperado, segundo o Kantar Ibope.
O segundo tema que mais teve notas reproduzidas foram referentes ao jornalista Luiz Bacci, do SBT. Cerca de quatro notas no dia, entre 7h40 e 18h49, foram produzidas sobre desentendimentos do apresentador com a antiga emissora, Record.
iBahia de Nathalí Brasileiro
Apesar das mudanças, que vão desde a marca até o conteúdo, algumas coisas se mantêm, como é o caso do “Nem Te Conto”. Sem uma página individual, o produto localiza-se na homepage do site, com espaço para um destaque médio com foto, três destaques pequenos com foto e quatro destaques pequenos sem foto, com matérias também reproduzidas.
As notas com resumos das novelas, presente no site desde 2005, se mantiveram focando em produções da TV Globo. No dia analisado, o site publicou oito notas: cinco sobre “Vale Tudo”, atual novela das 21h, duas sobre “Garota do Momento”, a novela das 18h, e apenas uma sobre “Dona de Mim”, exibida às 19h.
Laiane Apresentação – Estudante de Jornalismo da FACOM | UFBA, estagiária da coluna Holofote do site Bahia Notícias e fundadora do blog literário Estreia.
Nathalí Brasileiro – Estudante de Jornalismo da FACOM | UFBA, estagiária do BN Hall, coluna social do site Bahia Notícias, e uma das fundadoras do AGNCast, da Agência de Notícias da UFBA.
A motivação para escolha da pauta surgiu durante a pesquisa para o especial 30 anos de Jornalismo Digital. O portal iBahia, criado em 2000, pela Rede Bahia, foi o primeiro nativo digital criado na Bahia. A proximidade local do portal e sua relevância nos cinco primeiros anos de história do Jornalismo Digital contribuíram para a escolha da pauta.