Um novo Impressão Digital

Produto laboratorial foi reformulado pela turma de Jornalismo Integrado V, disciplina do 6º período do Curso de Jornalismo da FACOM | UFBA

 

 

Neste semestre 2024.1, a turma da disciplina Jornalismo Integrado V encarou o desafio proposto pelas professoras para repensar, reformular o site do produto laboratorial. Foram necessárias algumas aulas para que chegássemos a um resultado que estivesse na medida do que se pensou, testou, ajustou para finalmente chegarmos ao novo Impressão Digital (ID) que publicamos agora. Essa reformulação teve como objetivo adequar o produto à nomenclatura da nova grade curricular do Curso de Jornalismo. Houve atualizações de layout, assim como da composição temática para as editorias. São elas: Comportamento, Meio Ambiente, Cultura e Entretenimento, Educação, Entrevista/Perfil e Coluna do Egresso. 

 

Nesta edição que inaugura o novo ID, a digital de cada aluna e de cada aluno está impressa nas pautas que escolheram para apurar, produzir, editar, publicar. Assim, mais que uma simples coleção de matérias, a edição abre para uma janela de conhecimento. 

 

Cada assunto tratado reflete as afinidades e interesses de suas autoras e autores, mas certamente dizem muito a muito mais gente. 

 

Dos desafios da educação inclusiva, passando pela defesa do direito à terra para preservação do quilombo mais antigo do Brasil; das experiências transformadoras de um intercâmbio, ao fascínio das praias como espaços de lazer carregados de significados ancestrais e culturais; o universo dos esports, até chegar à entrevista exclusiva com a jovem e engajada escritora baiana Calila das Mercês, esta edição conecta aprendizados e um modo de expressão que preserva as singularidades. 

 

Estreamos neste ID a Coluna do Egresso com Alexandro Mota, que passou pela disciplina que realizava o produto laboratorial anterior em 2012. Seu texto traz três lições aprendidas sobre ser um jornalista dedicado à escrita. 

 

Como se trabalha de modo integrado, a partir das pautas foi elaborado um plano para as redes sociais do ID. Houve atualização dos perfis no Facebook e no Instagram, além da criação de perfil no TikTok. 

 

O Impressão Digital  começa a sua trajetória em 2024, mas tem como origem o produto criado em 2011, que prosseguiu até 2023. Todas as edições anteriores estão arquivadas na seção “Memória”.

 

Buscamos aqui contar um pouco sobre a essência do projeto de reformulação para o novo Impressão Digital, valorizando a individualidade e o interesse da turma deste semestre, marcado por atipicidades, dentre elas a greve docente. Ao mesmo tempo, ressalta-se a importância da experimentação e da representatividade no jornalismo. 

 

Saiba mais sobre o ID na seção Quem Somos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *